O Cérebro é o Mais Difícil!

Você foi treinado a usar o banheiro da forma convencional, e esse treinamento tem sido reforçada durante todos esses anos. A habilidade de treinamento do banheiro é realizada em sua memória muscular.

Então, você não vai desaprender, você vai aprender de novo, ou retreinar. Podemos chamar isso de um programa de "treinamento em fraldas" em vez de um programa de destreino de banheiro.

O que significa aprender "treinamento em fraldas"?

No "treinamento em fraldas" (ou "aprendendo a usar fraldas"), parte do aprendizado é memorizar como usar as fraldas imediatamente sem ter que encontrar um banheiro e sem um controle consciente do padrão da mijada. É uma substituição consciente de um padrão por outro. Você passou a vida inteira fazendo de um jeito, agora precisa mudar esse padrão, não esquecê-lo.

As pessoas conseguem parar de fumar ou usar drogas, você vai conseguir deixar de usar o banheiro!

Mas como essa memorização funciona?

No começo você vai precisar se concentrar para conseguir mijar na fralda, talvez você precise ficar de pé na frente do vaso ou até mesmo sentar-se nele para conseguir fazer. Talvez você se levante e precise se ajeitar até uma posição confortável para conseguir começar a mijar. A partir de então, observe o funcionamento do processo urinário. O que você está aprendendo é precisão, e vai levar meses e meses para aprender a diferença. Pratique até que pareça perfeitamente normal, e só então pare de prestar atenção ao que você está fazendo!

Depois de um tempo, o "sentir-pensar-fazer" gradualmente vai se tornar "sentir-fazer", e então apenas "fazer" porque os seus músculos parecem "aprender" e "se lembrar" do que fazer. O que você está aprendendo agora é um novo padrão, i.e. como realizar a tarefa com cuidado, de forma rápida, e não pensar nisso. Essa é a memória muscular.

Os cientistas chamam isso de "memória cinestésica" ou "facilitação neuromuscular" e falam de aprendizagem sensório-motora, uma vez que você está combinando uma entrada sensora (o que você sente com seus músculos e bexiga) com a saída motora (o que você faz com o seu corpo).

Claro que, durante o "exercício-e-prática", seus músculos não estão realmente memorizando nada, pois todas as memórias são armazenadas no cérebro. O que você costuma sentir com o seu corpo é interpretado pelo cérebro na forma de sinais nervosos que fazem você sentir vontade de ir ao banheiro.

Now by making the same movements in response to the same physical cues over and over again, the associated nerve-muscle connections gradually become more effective, i.e. the transmission of the signals becomes more effective, and this is how the "thinking" in the "feeling, thinking, doing" is gradually replaced by "feeling-doing" by muscle memory.
Agora, praticando repetidamente os novos movimentos em resposta às mesmas sugestões físicas, as conexões nervosas associadas aos músculos gradualmente tornam-se mais eficazes, ou seja, a transmissão dos sinais nervosos se torna mais eficaz, assim o estágio "pensar" no grupo "sentir-pensar-fazer" vai sendo substituído por "pensar-fazer" pela memória muscular.

Conquiste o Cérebro, e o Corpo Terá que Segui-lo!

Os órgãos, tubos, músculos e nervos que trabalham juntos para criar, armazenar, transportar e urina são do sistema urinário. O sistema urinário inclui dois rins, a bexiga, dois músculos do esfíncter e a uretra.

A bexiga é um órgão muscular oco em forma de balão. Está localizada na pélvis e é mantida no lugar por ligamentos a outros órgãos e os ossos pélvicos. A bexiga armazena urina até que você ir ao banheiro para esvaziá-la. Incha em uma forma redonda quando está cheia e fica menor quando vazia. Se o sistema urinário é saudável, a bexiga pode segurar até 16 onças (2 copos) de urina confortavelmente por 2 a 5 horas.

Músculos circulares chamados esfíncteres ajudam a impedir que a urina vaze. Os músculos do esfíncter se fecham fortemente como um elástico em volta da abertura da bexiga para a uretra, o tubo que permite que a urina passe para fora do corpo.

O problema é querer que todo esse mecanismo pare de trabalhar em conjunto. No treinamento aqui proposto, você vai treinar esse conjunto para se tornar preguiçoso no início, para só depois parar de trabalhar. Você cria um novo hábito. Você não pode se forçar a precisar de fraldas, mas você pode criar um hábito tão forte que seria como se realmente precisasse delas.

Os nervos da bexiga dizem quando é hora de esvaziá-la (urinar). Como a bexiga se enche de urina, você sente que precisa urinar. A sensação de urinar torna-se mais forte à medida que a bexiga continua a encher-se e alcança seu limite. Nesse ponto, os nervos da bexiga enviar uma mensagem para o cérebro de que a bexiga está cheia e seu desejo de esvaziar a bexiga se intensifica.

Quando você urina, o cérebro envia sinais aos músculos da bexiga para se contraírem, ejetando a urina para fora. Ao mesmo tempo, o cérebro sinaliza os músculos do esfíncter para relaxarem. Como esses músculos relaxam, urina sai da bexiga através da uretra. Quando todos os sinais ocorrem na ordem correta, ocorre a micção normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário